Resenha: Tudo Sobre Garotas



Editora: Agir
Autor: Cláudia Felício
Páginas: 104
Sinopse: A maioria das garotas tímidas é insegura e tem bastante medo de pagar mico. Para elas,quando mais passarem despercebidas melhor. Agora, vamos ser honestas? Você conhece alguém que nunca pagou mico? Só quem não viveu! E não é isso que você quer para si,é? Falar bobagem, tropeçar, passa mal, todo mundo passa por isso! O pior que pode acontecer é você sentir vergonha na hora, mas garanto que não é o fim do mundo.Depois de um tempo, ninguém mais se lembra.




O nome do livro Tudo Sobre Garotas já dá uma boa pista de seu conteúdo. De maneira descontraída, a autora aborda diversos assuntos com os quais muitas garotas se deparam ao entrarem na adolescência: garotos, amigas, timidez, bullying... entre vários outros.
                Enquanto lia o livro, não pude deixar de compará-lo à revistas como a Capricho e Toda Teen. O modo de abordagem, a linguagem, é tudo muito parecido, de modo que é quase uma revista em formato de livro. Cláudia Felício descreve situações em que muitas garotas já se encontraram várias vezes, e dá dicas para lidar com elas. Um dos capítulos que achei mais interessantes foi aquele que trata sobre o bullying e o cyberbullying, que é um problema muito comum hoje em dia e com o qual muitos adolescentes não sabem como lidar. Seja sendo, ainda que inconscientemente, um agressor, seja no papel da vítima, a autora mostra como perceber se você está praticando bullying assim como os passos a se tomar se você é vítima de uma situação dessas, informações que muitos jovens não possuem e que são muito úteis.
                O livro ainda traz, no mesmo estilo das revistas, alguns testes para você saber coisas como, por exemplo, se você é tímida  ou não. Na minha opinião, eu não entendo a utilidade desses testes, já que trazem opções extremistas extremamente padronizadas, que você já sabe a qual resultado vai levar dependendo da opção que escolher. Outra coisa (que, mais uma vez, é comum nesse tipo de publicação) que acho que não seja uma coisa tão boa é o estereótipo que se tem dos garotos. Há um quê de pessimismo em relação ao que é tido como a atitude provável e esperada em diversos casos. Pensando no público a que esse livro é destinado, esses estereótipos não são novidade, porém eu acho que isso é algo que deveria ser mudado nas publicações deste tipo.
                No geral, Tudo Sobre Garotas tem seus pontos bons e ruins, abordando alguns temas de forma útil e outros dentro de um padrão esperado e padronizado. É um livro curtinho e fácil de ler, interessante para o público infanto-juvenil feminino.
                                                                   

Classificação Final:


0 comentários:

Quem escreve

Quem escreve
Thais Pampado. 20 anos. Escritora e estudante de Produção Editorial. Apaixonada por livros e por escrever. Lê praticamente qualquer gênero, mas tem uma paixão especial por fantasia e YA.
Tecnologia do Blogger.

Siga por e-mail

Leitores

2015 Reading Challenge

2015 Reading Challenge
Thais has read 0 books toward her goal of 100 books.
hide