Book Look: o visual de Os Contos de Beedle, o Bardo


Quem me conhece sabe que eu sou simplesmente obcecada por capas bonitas. Sou do tipo que muitas vezes acaba julgando o livro pela capa (o que às vezes é bom, às vezes não), pelo menos quando não conheço o autor ou o tema. Mas esse post não vai ser especificamente sobre capas.
Existe um outro elemento que é muito importante em um livro e que muitas vezes passa despercebido por ser simples, sem nenhum adorno: a diagramação, a parte interna do livro. Na maioria das impressões vemos somente as letrinhas organizadas nas páginas, nada de mais, não é? Mas existem aquelas edições super trabalhadas, que além de ter uma capa que tem tudo a ver com o tema e que chama a atenção, tem o trabalho estendido também para as páginas de dentro, impressionando mesmo quando se começa a ler.
Resolvi mostrar aqui alguns casos em que o visual do livro é realmente bem feito e bonito de se ver. Hoje, trouxe o livro Os Contos de Beedle, o Bardo, uma coleção de contos bruxos escritos pela J. K. Rowling e publicado no Brasil pela Editora Rocco.


A capa do livro é bem simples (peço desculpas porque o meu exemplar está meio sujinho), mas, para um livro de contos infantis, acho que o fato de serem desenhos combinam completamente! 


Logo no índice já começamos a ver os detalhes combinando com o estilo da capa. Essas folhinhas super delicadas estão na numeração dos contos, que são 5.


A numeração das páginas também traz o desenho de rosas ladeando os números. Essa temática dos galhos e folhas está em todo o livro.


Essa é uma das partes que eu mais gosto no livro: as ilustrações! Claro, sendo um livro de histórias infantis, elas não poderiam faltar. São desenhos super divertidos, alguns bem bizarros mesmo, como esse mostrado na foto.


Além dos desenhos em meio aos contos, cada história tem uma ilustração antes de começar, colocada em cima do título. Elas são uma espécie de "resumo", tendo elementos importantes na história, e são todas no estilo dessa aí de cima, delicadas e vazadas, pra combinar com o aspecto "leve" do livro.


Por último, combinando com o enfeite da numeração de páginas, o "cabeçalho" em cada folha também tem essas roseiras de cada lado. O desenho faz com que a página fique bem organizadinha e toda combinando!

Na minha opinião, a Rocco se dedicou bastante na diagramação desse livro, deixando ele bem bonito tanto por dentro quanto por fora. E vocês, gostaram? Tem sugestões de outras diagramações super legais? Deixem um comentário contando o que acharam!

2 comentários:

  1. Eu nunca li nenhum livro da J. K. Rowling (mas ainda pretendo ler a série Harry Potter, um dia!). Minha amiga comprou esse livro e eu acabei dando uma folheada... Que livro lindo! Adorei os detalhes... Foi realmente bem trabalhado!

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto esse livro e achei bem bacana msmo! Não cheguei a ler, mas parece ter uma leitura bem fluída e agradável. Blog bacana :D Boa sorte!

    ResponderExcluir

Quem escreve

Quem escreve
Thais Pampado. 20 anos. Escritora e estudante de Produção Editorial. Apaixonada por livros e por escrever. Lê praticamente qualquer gênero, mas tem uma paixão especial por fantasia e YA.
Tecnologia do Blogger.

Siga por e-mail

Leitores

2015 Reading Challenge

2015 Reading Challenge
Thais has read 0 books toward her goal of 100 books.
hide